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23 jun

WhatsApp Business como ferramenta de relacionamento com o cliente

O WhatsApp tem uma versão voltada especialmente para ajudar as empresas a efetuar atendimentos mais práticos, sabia? O WhatsApp Business é uma ótima ferramenta para quem deseja melhorar o relacionamento com o cliente.

O WhatsApp Business foi lançado em 2018 e é a escolha ideal para quem deseja manter um bom contato com os clientes, os colaboradores e fornecedores de sua organização. 

Por meio dessa ferramenta, é possível se comunicar com mais facilidade e rapidez, aumentando a credibilidade da sua marca e promovendo a captação e fidelização do público. 

Com tantas possibilidades que essa versão do aplicativo oferece, como é possível aproveitar ao máximo cada função e melhorar a gestão de relacionamento com o cliente em seu negócio? 

Neste post, reunimos as principais dicas que você precisa descobrir para ficar por dentro de tudo sobre o WhatsApp Business e, assim, garantir melhores resultados. Confira e faça uma ótima leitura!

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp foi idealizado em 2009 pela dupla de ex-funcionários do Yahoo, Jan Koum e Brian Acton, obtendo bastante sucesso ao redor do mundo. Depois disso, fizeram um negócio ainda melhor ao vender a empresa para o grupo do criador do Facebook, Mark Zuckerberg, por 22 bilhões de dólares.

Com o objetivo de monetizar o aplicativo e desenvolver uma solução exclusiva para realizar melhorias na comunicação entre empresas e clientes, foi desenvolvida a versão corporativa da ferramenta: o WhatsApp Business, que está disponível para qualquer empresa.

Por que é importante utilizar o WhatsApp Business?

Talvez você já tenha o costume de usar o aplicativo original para entrar em contato com os seus clientes e, até então, ele tem dado bons resultados, o que pode levar ao seguinte questionamento: será que vale mesmo a pena usar o WhatsApp Business, visto que já é possível falar com os clientes pela ferramenta de uso geral?

Apesar de o WhatsApp já ser um canal bastante conhecido e eficaz, a versão criada para empresas traz diversas novas funcionalidades que podem ajudar a sua rotina e o relacionamento entre a sua organização com os clientes. Confira as principais particularidades a serem encontradas no WhatsApp Business:

  • tags para clientes;
  • mensagens automáticas;
  • respostas mais rápidas;
  • catálogo online de produtos ou serviços;
  • perfil comercial com informações relevantes;
  • definição do horário de atendimento;
  • descrição da empresa com o endereço do site e das redes sociais;
  • localização do negócio;
  • análise de métricas, como o número de conversas e contatos realizados.

Como criar a conta da sua empresa no WhatsApp Business?

Agora que você já sabe o porquê de ter uma conta no WhatsApp Business, é hora de saber como criar uma para a sua empresa. Para instalar o aplicativo, é só acessar a Google Play Store ou a Apple Store e iniciar o seu perfil de forma gratuita, registrando o número de telefone do seu negócio.

Para criar a sua conta e começar a utilizá-la, é só acompanhar os seguintes passos:

  1. instalar o aplicativo;
  2. editar as informações no perfil por meio das “configurações da empresa”;
  3. criar etiquetas para segmentar os clientes e facilitar o gerenciamento de contatos;
  4. estabelecer respostas rápidas para tornar o atendimento mais prático.

Como otimizar o uso do aplicativo para construir um bom relacionamento com o cliente?

Manter um bom relacionamento com o cliente da sua empresa é de extrema importância para ampliar as oportunidades de venda e aprimorar a imagem da sua marca, e o WhatsApp Business pode ajudar você com esse processo.

Prossiga na leitura para conferir as melhores dicas que separamos para alavancar os resultados da sua empresa com essa ferramenta. Aproveite!

Defina os horários de atendimento

Você já entrou em contato com alguma empresa que demorou bastante para dar algum retorno? Essa situação pode afetar a comunicação com os clientes e até reduzir o faturamento da sua organização a longo prazo. 

Portanto, vale a pena definir horários de atendimento e criar uma resposta automática para responder o contato de forma mais rápida, prática e eficaz, sinalizando os momentos em que estará disponível para conversar.

Crie um catálogo com os seus serviços ou produtos

Uma das formas de facilitar as compras dos clientes é apresentar os serviços ou produtos da sua empresa, a fim de que eles possam acessar a qualquer hora e entrar em contato com você. 

Caso o cliente queira saber mais detalhes e informações sobre eles, é só anexar imagens e dados na conversa para agilizar a venda e melhorar a comunicação.

Preze por uma comunicação rápida e humanizada

Durante o horário de atendimento, tente responder de forma rápida e gentil: receba as sugestões, tire as dúvidas e mantenha a cordialidade nas conversas. Lembre-se: quando as pessoas usam o WhatsApp, elas desejam ser atendidas o quanto antes e com uma comunicação leve e agradável. 

Ofereça conteúdos relevantes

Além de se comunicar com os clientes e divulgar promoções importantes da sua marca, a ferramenta também pode ser utilizada para oferecer conteúdos relevantes aos consumidores da sua empresa, como novidades e dicas práticas para o dia a dia. 

É válido ressaltar que as mensagens não devem ser disparadas em grande quantidade, pois a sua empresa pode ser vista como inconveniente, podendo ser ser denunciada como SPAM e bloqueada ou banida no aplicativo. 

Organize os seus contatos

Como falamos, com o WhatsApp Business, você pode utilizar etiquetas ou tags para sinalizar os clientes que já pagaram, os que estão devendo e os que ainda precisam de uma resposta, por exemplo, para organizar mais os contatos.

Quais são os benefícios dessa ferramenta?

Algumas das vantagens que a sua empresa pode garantir ao utilizar o WhatsApp Business para se comunicar com os clientes, são:

  • mensagens rápidas e atendimentos mais eficazes;
  • comunicação atenciosa e próxima;
  • pedidos em poucos cliques;
  • acompanhamento das entregas;
  • resolução de problemas com mais agilidade;
  • possibilidade de divulgar novidades de forma simples;
  • análise de dados relevantes;
  • mais conhecimento sobre os seus clientes;
  • aumento de captação e retenção de consumidores;
  • mais credibilidade;
  • melhorias no relacionamento com o cliente.

O WhatsApp Business é um complemento para as suas estratégias e pode ser utilizado até no pós-venda, melhorando o relacionamento com o cliente da sua empresa. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre os benefícios dessa ferramenta.

Saiba mais sobre o marketing de relacionamento com o cliente para impulsionar os resultados do seu negócio. Até mais!

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