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18 ago

OKR: Como utilizar essa metodologia para gerir indicadores

Você já ouviu falar sobre OKR (Objectives and Key Results)? Essa metodologia passou a ser reconhecida por ter contribuído no desenvolvimento do Google, que foi de 40 pessoas em 1999 para mais de 60 mil atualmente.

Podendo ser utilizada por empresas de quaisquer portes e tamanhos, ela está muito presente em diversos outros negócios do vale do Silício, como Twitter, LinkedIn e Dropbox, por exemplo.

Essa ferramenta de planejamento estratégico tem como principal objetivo definir um conjunto de objetivos e elaborar um escopo mais direcionado para alcançar as metas de uma empresa, e isso pode ser feito de diversas formas.

Para saber mais sobre esse assunto e saber como utilizá-lo para gerir indicadores na sua empresa, é só acompanhar a leitura desse texto com a gente. Vamos lá!

Quais são os benefícios de utilizar OKR? 

O OKR basicamente controla a gestão de metas e indicadores de um negócio. Diferentemente da forma tradicional de estabelecer metas, o OKR está diretamente integrado aos objetivos, à visão e aos resultados almejados da empresa, e busca elaborar indicadores mensuráveis para atingir o que foi planejado.

É importante estipular escolher poucos OKRs, estipular objetivos e indicadores claros e comunicar com transparência para alinhar com todo o time, além de definir um tempo curto, como um trimestre, para que seja possível ter mais foco, monitorar as métricas durante o processo e alcançar os objetivos.

Afinal, quais são as vantagens de adotar o OKR em sua empresa? 

  • melhorias na integração do time;
  • aumento de objetivos e desafios inovadores;
  • diminuição de falhas, retrabalho ou prejuízos financeiros;
  • definição de metas mais assertivas;
  • aumento da motivação e do engajamento dos colaboradores;
  • mais organização nos processos e melhorias nos resultados.

Viu só o tanto de benefícios? Vale ressaltar que o OKR pode ser adaptado de acordo com o seu time e os objetivos da empresa, mas vamos mostrar possíveis modos de utilizar essa ferramenta, a seguir, confira.

1.Verifique as atuais necessidades e integre equipes

Provavelmente você já deve ter alguns objetivos maiores para a sua empresa, mas é importante começar com alguns que podem ser alcançados em um menor período de tempo, a fim de estabelecer metas assertivas e ter mais facilidade de engajar o time.

Por isso, vale iniciar com apenas um OKR e definir um ciclo entre um a até três meses. Para escolher o objetivo, você pode pensar quais são as áreas da sua empresa que mais precisam de melhorias: marketing, comercial, tecnologia? É indicado começar com pelo menos duas equipes, a fim de integrar mais os colaboradores, alinhar a comunicação e gerar mais valor para a organização.

Outra dica é investir em treinamentos para que todo o time entenda melhor como definir metas simples e escolher os indicadores ideais para mensurar todo o processo e alcançar resultados com mais assertividade.

2.Utilize ferramentas para facilitar a comunicação e o foco

Como falamos anteriormente, para essa metodologia gerar resultados positivos, é necessário haver comunicação clara, integração da equipe e foco ao longo do processo.

Atualmente é possível contar com ferramentas para facilitar a concentração e o contato dos colaboradores, como Trello, Slack, Google Hangouts Meet, Microsoft Teams, etc.

Com o avanço da inteligência artificial (IA), hoje também há a possibilidade de investir em um sistema de automação para gerenciar os processos, monitorar as etapas de cada trabalho, analisar resultado, tornar a comunicação mais transparente e aumentar a produtividade da equipe.

Uma dica que você pode utilizar para impulsionar o foco da equipe é definir “guardiões” para cada OKR. Você pode escolher determinados colaboradores para ficarem responsáveis por acompanhar mais de perto o processo, atentar para as datas definidas, ajudar no que for preciso e cobrar os outros integrantes do time. Além de fazer com que isso se torne prioridade, os guardiões podem potencializar o trabalho, manter a concentração dos colegas e integrar mais a equipe.

 

3.Fortaleça o OKR durante a rotina

Como você vai colocar “pra frente” algo que pode ser esquecido ou deixado de lado em meio às demandas? Por mais que seja um desafio novo a ser implementado na empresa, ele precisa ser constantemente reforçado para que a equipe continue engajada.

Então, vale a pena estabelecer datas de reunião, previamente, com toda a equipe para discutir mais sobre o processo e acompanhar as etapas dos OKRs definidos.

Além de treinamentos e reuniões, outra dica é fazer um e-mail regular (um a cada semana, por exemplo) para alinhar o processo e a evolução dos OKRs com o time. Você também pode fazer calendários com as datas definidas para colocar no ambiente de trabalho e facilitar a visualização do que deve ser realizado em determinado período. Isso pode funcionar bem como uma forma prática e rápida de motivar, atualizar e reforçar a importância da metodologia para alcançar as metas.

 

4.Atenção aos Key Results

Assim como você não deve escolher muitos objetivos, também é importante limitar os KR (resultados-chave). É recomendável escolher somente até 5 KRs para cada objetivo definido, para facilitar o processo e ampliar

Outro ponto a respeito dos resultados-chave, é que eles devem ser feitos como métricas, contendo números e sendo especificados da forma mais clara possível, e não como uma lista de tarefas, para que seja possível mensurar cada etapa e analisar os dados obtidos em cada processo.

Ou seja, é fundamental que o objetivo seja claro e específico e que os KRs sejam métricas para focar no resultado final. OS OKRs devem ser facilmente compreendidos para facilitar o alcance dos objetivos e impulsionar os colaboradores a participarem.

E, por falar em motivação, vale começar apenas com OKRs mais simples, para que a equipe sinta que é possível alcançar os resultados e, dessa forma, continue se esforçando mais nos próximos. 

Esperamos que você tenha entendido mais sobre a importância de utilizar OKRs para alcançar resultados assertivos, e que passe a aplicar essa ferramenta de planejamento estratégico em sua empresa. 

Temos certeza de que será ótimo para sua equipe sair da zona de conforto, impulsionar sua produtividade e alavancar os objetivos da sua empresa. Para conferir mais conteúdos sobre gestão de negócios, equipe e tecnologia, é só continuar acompanhando o nosso blog. 

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