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10 nov

Como ficará o empreendedorismo no pós-pandemia?

Após tantas mudanças e incertezas na economia e política do país, a pandemia do novo coronavírus foi algo que modificou totalmente a vida pessoal e profissional de muitos empreendedores. Afinal, qual será o cenário do empreendedorismo nacional no pós pandemia?

Atualmente, neste período chamado por alguns de “novo normal”, muitas empresas estão vivenciando um momento de retomada, tentando se restabelecer no mercado para manter os lucros, enquanto algumas outras tiveram que fechar suas portas por tempo indeterminado, devido à crise econômica do Brasil.

A gente sabe que quem decide empreender vive em constante processo de aprendizado e inovação, mas ninguém esperava passar por tantas transformações emergenciais em tão pouco tempo com a chegada da pandemia e das necessidades de distanciamento social para evitar a propagação do contágio. 

Tudo isso modificou não somente a economia, mas a rotina de todas as pessoas, transformando também o uso de ferramentas tecnológicas e os hábitos de consumo da sociedade.

Como é possível se preparar melhor para quaisquer crises, períodos imprevistos ou possíveis problemas para além da sua empresa, a fim de manter seus clientes e lucros sempre em alta?

Por mais que estejamos vivendo um momento altamente incerto, é recomendável analisar as transformações geradas, as ações positivas de outras empresas durante a pandemia, além de identificar as melhorias que você deve investir para obter mais sucesso com suas estratégias a longo prazo. 

Como será o futuro das empresas do Brasil quando essa crise passar? Continue a leitura desse texto com a gente para descobrir mais sobre esse cenário e saber como se preparar da melhor forma. Vamos lá!

1.Flexibilidade nos horários e locais de trabalho

O trabalho remoto – também chamado de home office – foi uma alternativa necessária durante o período de distanciamento social para muitos profissionais, e provavelmente é um método de trabalho que deve continuar depois da pandemia.

Trabalhar de casa, que antes era visto como algo que podia baixar a produtividade ou o desempenho da equipe, apresentou bons resultados para muitas empresas que precisaram encarar essa “nova” rotina em suas atividades.

2.Atendimento mais humanizado aos clientes

Se ter um bom relacionamento com os clientes já era muito importante antes da pandemia, depois isso se mostrou ainda mais necessário.

As empresas que buscaram se aproximar mais do público, se mostrando mais disponíveis, apresentando entendimento sobre a situação do país e do mundo, se aproximando de seus clientes, interagindo mais e oferecendo conteúdos relevantes para além das vendas, obtiveram mais destaque nas mídias.

Além da importância de dialogar com os consumidores para aproximar mais a relação da marca com os clientes, também é essencial investir em marketing de conteúdo para contribuir com dicas e informações importantes à rotina de seu público, garantir mais diferenciais e, assim, se relacionar melhor com os consumidores, ter a oportunidade de fidelizá-los e aumentar a sua carteira de clientes, além de estar à frente dos concorrentes.

3.Adaptação à transformação digital

Por mais que muitos negócios, ao redor do país, ainda sigam métodos tradicionais de vendas, a maioria precisou se adaptar aos recursos tecnológicos para manter suas portas abertas.

A pandemia modificou uma série de hábitos nas formas de vender e comprar, e se adaptar às inovações da transformação digital tem se mostrado uma atitude cada vez mais necessária para os empreendedores que desejam expandir suas organizações e conquistar melhores resultados.

A adoção às soluções digitais foi algo que ajudou muitas empresas a permanecerem no mercado. Inclusive, muitas das empresas que já contavam com essas ferramentas, não sentiram tantas dificuldades com a gestão de equipe, clientes e finanças, ao longo da pandemia.

4.Opção de vendas por meio online

Tendo em vista que os hábitos de comprar e vender passaram por diversas mudanças, devido às medidas de isolamento social, uma das alternativas para continuar vendendo foi oferecer serviços ou produtos de forma online.

Com isso, algumas empresas – de vários portes e segmentos – passaram a oferecer novos serviços, tentando se adaptar para o meio digital, além de aumentar o investimento em e-commerce, entregas, drive-thru ou até vender apenas por meio da internet.

Não é à toa, que o e-commerce nacional alcançou o mais novo recorde neste ano de 2020, segundo a 6ª edição da pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro, com um ritmo de crescimento de 40,7% ao ano e mais de 1,3 milhão de lojas online no país.

5.Investimento em gestão de processos e finanças

Além de investir em processos inovadores e migrar para o digital, também é muito importante se planejar, cuidar das finanças da sua empresa e organizar os processos com a sua equipe.

Para fazer bons planejamentos, o indicado é analisar dados. Isso se torna mais fácil quando sua empresa tem presença digital, em que é possível gerar dados de visitas, resultados, preferências e perfis de clientes. Ao definir métricas e avaliar os resultados obtidos em cada fluxo, você consegue ter insights e pensar no que pode ser melhorado com mais assertividade nos próximos passos.

Contratar especialistas em gestão de finanças para deixar a saúde financeira da sua empresa sempre em dia também é uma ótima maneira de garantir mais preparo e segurança para qualquer situação de crise. Vale ficar por dentro das novas regulamentações também para evitar dores de cabeça ou prejuízos inesperados.

Outro ponto que faz parte da gestão de processos é integrar bem o time: isso é ótimo para melhorar a produtividade dos colaboradores, ampliar o senso de trabalho em equipe, aprimorar a comunicação interna e facilitar atividades remotas. Para isso, é essencial investir em ferramentas tecnológicas, oferecer feedbacks frequentemente à equipe, fazer reuniões para analisar dados e dar o devido reconhecimento aos profissionais, além de separar momentos para comemorar o alcance de metas com a equipe.

Uma das principais dicas que pode ajudar bastante sua equipe a melhorar seus processos é investir em um sistema de automação: é a escolha ideal para você que deseja otimizar tarefas, melhorar a comunicação com a equipe, aumentar as vendas, fidelizar e atrair clientes, e melhorar a imagem da sua empresa no mercado.

Quais desses pontos já fazem parte da rotina atual de seu negócio? Esperamos que o cenário da sua empresa continue a se desenvolver da melhor forma, a fim de conseguir superar quaisquer crises com mais segurança e eficácia

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